terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um “Beijo” com “Sulfitos”

Gosto de vinho. Não aprecio branco. O que eu gosto mesmo é de vinho, i.e., tinto.

Eu sei que anda por aí uma onda de promoção aos brancos, revelando que são dotados de misteriosos sabores que há que descobrir, mas nada disso afasta a dor de cabeça que os brancos me provocam. Não sei porquê, mas é assim.

Gosto de vinho, mas não tenho palato para apreciar a pinga como vejo alguns amigos fazer, escanções de ocasião que de alguma forma invejo. No vinho como no futebol, gosto de ver (ou de beber, no caso), mas não percebo nada do ponto de vista técnico. Mas gosto!

E hoje tive direito a um “Ramos Pinto, Collection, 2005”.

Trata-se de um Douro. É lá que se estão a produzir grandes castas. Aquele chão continua a dar uvas!

Como não sei descrever os taninos, revelar qual o exacto sabor frutado ou os perfumes intensos, ou fazer outras análises bonitas que se lêem nos livros e na imprensa da especialidade, resta-me dizer-vos que este vinho sabe a tinto. Logo, é bom.

Justifica plenamente os 15 € que custou. E está tudo dito!

Mas confesso: Eu comprei este vinho por causa do rótulo. Uma delícia que eu quero aqui partilhar (já que quanto ao vinho … já não há para repartir!)


Viram! Não é um regalo de rótulo?
É uma imagem de marca de velhas garrafas de vinho do Porto. Mas assenta muito bem nesta “Collection”.

Sobre o vinho, resta-me reproduzir as indicações que o produtor fez constar na garrafa. Pode ser só propaganda, mas aqui vai:

A Casa Ramos Pinto, fundada em 1880, selecciona as melhores uvas das suas quatro propriedades no Douro para elaboração dos seus vinhos.
COLLECTION é o resultado da ligação cultural com a produção de grandes vinhas. Iniciámos este ano o lançamento do primeiro de uma colecção. Cada ano terá uma apresentação diferente, baseada na riqueza patrimonial da Ramos Pinto e reflectirá as especificidades dessa vindima. Elegante, saboroso, intenso, perfumado, este vinho sabe a “Beijo” … e foi elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. Foram engarrafadas 40.000 garrafas


Pois já só andam por aí 39.999. Apressem-se. Como vêem, esta pinga sabe a “Beijo” (sabe Deus de quem!).

Estava tudo bem, não fosse a indicação final constante no rótulo: “Contém Sulfitos”, seja lá o que isso for. Havia necessidade?

Até fiquei com azia…

Sem comentários: