domingo, 17 de fevereiro de 2008

Quarteto Netnakisum

Para uma noite de sábado escolhi ir ver e ouvir as meninas “Netnakisum”.

Só vos digo, foi um fantástico tiro no escuro.

A coisa era apresentada pelos organizadores do espectáculo com estas palavras:

«Original, refrescante, atrevido, e único.
Estes seriam os atributos que mais seriam adequados para uma descrição deste quarteto de cordas. São quatro jovens finalistas do Conservatório de Viena que se juntaram e criaram algo de novo, sem cair na banalidade dos ritmos pop e “aligeirados”. São instrumentistas de alta escola que brincam por vezes com a própria música erudita, sem nunca deixar cair o nível musical e técnico.
Lógico que os membros de um quarteto de cordas não assobiam ou cantam, o que de certa forma é desconcertante para um publico conservador como o Austríaco. A juventude é irreverente por natureza e esse facto estará na génese deste grupo.
É uma lufada de ar fresco. Não porque os quartetos de cordas na sua forma original sejam aborrecidos, mas, porque o talento destas jovens transborda para a música étnica, e se entranha na erudita, com virtuosismo pelo meio. Quem sabe um pouco de musica sai bem disposto e agradado deste concerto.
Já actuaram por toda a Europa e América Latina pelo que temos orgulho de sermos os primeiros a apresentá-las em Portugal, nomeadamente em Lagoa
».

Esta Lagoa é no Algarve (e não a irmã gémea dos Açores).

“Virtuosismo” é uma boa palavra para definir as “Netnakisum”. Mas o “original” cai-lhes muito melhor.

A sala, muito acolhedora e com uma acústica a condizer, serviu na perfeição para as meninas mostrar a sua arte.

Apresentaram-se com fardas tirolesas, típicas do seu país, o que logo fez quebrar o gelo com o público que não sabia muito bem o que o esperava. E o que o aguardava não parava de surpreender durante todo o show. Fazer rir com quatro instrumentos de cordas não parece fácil. Mas não vi ninguém no público que não tivesse sorrido muito e gargalhado em algumas partes do espectáculo.

As “Netnakisum” dominam os instrumentos que tocam com leveza e precisão, deambulando entre trechos de música clássica, popular, pop e própria, sim, que elas também compõem.

Só quem já atingiu um nível técnico muito elevado pode brincar com os clássicos como elas fazem.

E lá fomos saltando de um medley de Strauss (um pot-pourri, como elas lhe chamaram) para um tema do Tirol, para um “Because” dos Beatles, um tema de amor da Servia, um Mozart animado e muito mais que não sei descrever e identificar num saltitar permanente entre sons eruditos e étnicos.

Para animar, as moças tocaram acompanhando as músicas com dança, canto, falas e gritos tiroleses que entusiasmaram a plateia (composta na sua maioria por estrangeiros que sabem aproveitar o que os nativos desprezam).

Enfim, um simples quarteto de cordas num palco nu proporcionou um espectáculo pouco comum. Mas ainda menos habitual é ver por estas bandas espectáculos tão originais e surpreendentes.

Os que viram e ouviram, não me deixam mentir.

Aos que não foram, resta-lhes esperar que um dia … talvez …

... é verdade ... até lá sempre podem comprar o CD e escutar sem ser ao vivo. Mas como sabem, não é mesma coisa ...

Se querem ouvir uns demos, podem ir até aqui:
http://musicaonline.sapo.pt/album/12570799/Netnakisum_-_Netnakisum

Ou ir até ao site do grupo onde também se podem escutar algumas faixas: em http://www.netnakisum.at/cms/

Sem comentários: