quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Herbie Hancock


Tal como foi sobejamente noticiado, Amy Winehouse foi a grande vencedora dos Grammy Awards, na 50ª gala, que decorreu na madrugada da passada segunda-feira, em Los Angeles.

Para a história ficará a Amy pelos seus 5 prémios. E como eu concordo com o juri…

Se eu pudesse escolher estaria com eles. Sou um fã da moça e continuo sem compreender onde vai ela buscar aquela voz, uma vez que o seu corpo, de pele branca e físico franzino, não se mostram próprios para aquele timbre e amplitude sonora.

Acresce que a canção "Rehab" não é canção do ano … é, para já, a canção do século, que ainda é curto e permite estes exageros.

Mas o que me fez aqui escrever hoje, foi o prémio do álbum do ano atribuído a "River: The Joni Letters" de Herbie Hancock.

Já ouviram?

Se ainda não, experimentem por exemplo aqui:
http://www.amazon.fr/River-Joni-Letters-Herbie-Hancock/dp/B000UVLK1M/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=gateway&qid=1203026570&sr=8-1

É de louvar a coragem de premiar um disco de jazz, embora, como é evidente, tal só aconteceu por se tratar de uma homenagem à música de Joni Mitchell e não porque o júri resolveu ouvir e apreciar o som de Herbie Hancock, que sabemos não ser fácil.

Ainda assim, é bom ver um disco de jazz receber uma distinção num torneio que muitas vezes premeia medíocres para esquecer os génios.

E quem ainda não dedicou um pouco da sua vida a escutar Herbie Hancock, está na hora de recuperar.

Sem comentários: