quinta-feira, 22 de maio de 2008

Festa do Corpo de Deus


A minha mãe anunciou-me no início desta semana que hoje, dia 22 de Maio de 2008, era dia do “Corpo de Deus” e que não se lembra de este dia ser celebrado no mês de Maio. Efectivamente este feriado costuma ser em Junho.

A Páscoa também foi muito cedo, lembram-se? Por isso é que a festa do Corpo de Deus também foi numa data tão prematura.

A Páscoa é sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia a seguir ao equinócio de Primavera (20 de Março). A data da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa aconteceu mais cedo do que a minha mãe se lembra pois só os mais velhos da nossa população viram uma Páscoa tão temporã (só os mais velhos do que 95 anos!). É que a última vez que a Páscoa foi assim tão cedo foi em 1913.

Por outro lado, a próxima vez que a Páscoa vai ser assim cedo, como este ano (em 23 de Março), será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

A próxima vez que a Páscoa vai ocorrer um dia mais cedo (em 22 de Março), será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Consequentemente, a minha mãezinha também não vai voltar a celebrar um dia do Corpo de Deus tão cedo.

Para quem não sabe (se não sabem, então o que é que estiveram a celebrar hoje? Nada? Então porque não foram trabalhar?!!!!!!), a festa do Corpo de Deus (ou Corpus Christi) foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Também não sabem o que é o Pentecostes? Não se lembram? Pois bem …

O Pentecostes é a festa do Espírito Santo. Trata-se de uma festa de origem judaica que corresponde à festa das semanas, Shavuot, celebrada sete semanas depois da Páscoa (7 x 7 = 49). Pentecostes em grego significa quinquagésimo, o 50º dia. Os hebreus eram pastores nómadas. Depois da sua sedentarização, essa Festa das Semanas ou das Colheitas, própria de agricultores, tornou-se complementar à Festa da Páscoa, mais vinculada à antiga fase pastoril desses criadores de cabras e ovelhas. Após o exílio na Babilónia, com a reforma litúrgica e a concentração do culto judaico no Templo de Jerusalém, a Festa de Pentecostes passou a celebrar a Aliança do Sinai e a entrega ou revelação da Lei, da Torá, complementando a Páscoa, comemorativa da libertação do Egipto. Celebrada em Jerusalém, Pentecostes era uma das festas de peregrinação, junto com Páscoa e Tabernáculos (sucot).

O cristianismo não ia deixar passar a oportunidade de também recuperar essa bela festa agrícola judaica a qual, até hoje, faz grande sucesso nas áreas rurais.

E a pomba do espírito Santo colaborou.

Não sabiam isto? Sois uns “ignoros” como eu, que tive que copiar do “Guia de Curiosidades Católicas”, escrito por Evaristo Eduardo de Miranda.

Bom feriado!



****************************************************


Nota:
Já agora, para quem também não sabe, a foto deste post é relativa a um quadro (Óleo sobre madeira) de Amadeu de Souza-Cardozo, com o nome de Procissão de Corpus Christi (1913) e pode ser visto no Centro de Arte Moderna Azeredo Perdigão, na Fundação Calouste Gulbenkian.

1 comentário:

Anónimo disse...

(Ex) Beato!