quinta-feira, 22 de maio de 2008

Depois de Amadeu, Picasso!

Ainda não vi a “Guernica” ao vivo mas, como a maioria das pessoas, já tive oportunidade de apreciar este quadro em reproduções.

Num mail recebido recentemente aconselhavam-me a visita a este site, onde alguém apresentava a "Guernica" em 3D.

Como achei interessante, recomendo aqui uma visita a:

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html

**********************************************************************
Nota:
O quadro “Guernica”, de Pablo Picasso, é um óleo sobre tela datado de 1937.
Foi executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris.
O painel tem as dimensões de 350 x 782 cm.
Pensava que se encontrava exposto no Museu do Prado, em Madrid, mas de acordo com o comentário do "Corto Maltese" estará no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia. Para o confirmar, podem ir a http://www.museoreinasofia.es/s-coleccion/coleccionp.php
Conta-se que a polícia fascista foi ao atelier de Picasso, olhou para o quadro "Guernica", e perguntou: “Foi o senhor quem fez isso?” Ao que Picasso terá respondido: “Não, foram os senhores!”.

O quadro retrata os horrores da Guerra Civil Espanhola sobre os quais talvez escrevamos aqui num outro dia.

**********************************************************************

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ideiafix, ou mudaram o quadro “Guernica” de Pablo Picasso de museu, de Agosto de 2007 para cá, ou tal não sucedeu, e o mesmo continua exposto na sala 7, do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, que se situa ao fundo da Calle Del Prado, em frente à estação de Atocha, a tal onde houve o atentado.
Este museu, que se não me engano era um antigo hospital, foi recuperado em finais do séc. XX, tendo sido dotado de duas grandes torres envidraçadas onde correm os elevadores, que lhe dão um aspecto mais aprazível e moderno. Foi inaugurado em 1992 pelos reis de Espanha - daí o nome "Rainha Sofia", parece-me - com uma colecção exclusivamente dedicada ao séc. XX. No mesmo, para além de obras de importantes movimentos artisticos mundias do século passado - que na minha modesta e humilde opinião não serão os melhores - encontram-se sobretudo obras de autores espanhóis do mesmo século, nomeadamente dos consagrados Pablo Picasso e Salvador Dali e do genial Miró.

Acrescento ainda que o Museu Rainha Sofia juntamente com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza, constituem o denominado "Passeo Del Arte", existindo inclusivamente um bilhete que permite visitar os três e que fica muito em conta. Os três ficam relativamente próximos, na Calle Del Pardo ou nas imediações da mesma, pelo que dá para ir a pé de uns para os outros. É claro que não é aconselhável mais de um por dia, sob pena de se tirar todo o prazer às visitas e de se não apreciar nada, pois só o Museu do Prado tem um acervo de pintura e escultura dos maiores do mundo. Ao que julgo apenas é suplantado pelo inigulável Louvre - que não tenho ainda o prazer de conhecer - e pela National Gallery. Na verdade se o Rainha Sofia e o Thyssen - onde abundam os impressionistas, a a pintura holandesa do sec. XVII, o renascimento alemão, a pintura norte americana do séc. XIX e os contemporâneos e geniais Lucien Freud e Francis Bacon - são imperdíveis, não visitar o Prado é pecado, pois desde a pintura flamenga e holandesa ao renascimento italiano - de Miguel Ângelo e Ticiano, só para citar alguns - passando pelas obras-primas de El Bosco ("Bocsh")e pelos espanhóis El Greco, Murrillo, Ribera,Francisco de Zurbarán e terminando nos grandes,nos geniais Velázquez e Goya,há de tudo e em grande neste Museu.

Como o comentário já vai longo e amanhã é "dia de sacho", por aqui me fico, esperando, caro Ideiafix, que a presente correcção que serviu de mote para o comentário tenha despertado em ti e na Mafalda vontade de ir beber umas canhitas e tapear na movida madrilena.

Corto Maltese.

Anónimo disse...

Prezado Corto Maltese,
Não sei se as tuas aventuras já não são o que eram, se é do "alzheimar", a verdade é que os museus que constituem o denominado "Triângulo das Artes" não ficam nem na Calle Del Prado, nem nas imediações da mesma, que é uma rua secundaríssima de Madrid, mas sim no Paseo Del Prado.

Do teu arqui-inimigo Rasputine.

Anónimo disse...

Pois, tal como eu alertei, nunca vi a Guernica (nem o quadro, nem a aldeia!). Tirei da net a referência ao local onde a obra se encontra em exposição ... mas a net tem tanta coisa errada!

Já agora, Corto e Rasputine, vejam lá se se entendem de uma vez por todas!