sexta-feira, 18 de julho de 2008

Besteiras


Quando há uns tempos atrás escrevi aqui sobre a saudosa Ti Libânia descobri na web um poema sobre as Besteiras escrito por Hisalena, que o mantém no seu blog “Sensações e Emoções”, onde o podem apreciar e comentar (vá lá! É tão interessante receber um comentário … e não custa nada!).

Hisalena (que eu não conheço, mas tem a bênção de viver na aldeia onde eu nasci …) deu à costa com um comentário e o anúncio de que, no fim-de-semana que se avizinha, ocorre a festa na aldeia em homenagem a Santa Teresa.

Apesar de estar de férias, não vou poder comparecer. Mas não posso deixar de prestar aqui o meu tributo a quem por essas aldeias fora vai mantendo as tradições com a realização destas romarias que nos distinguem como um povo especial … com alma …

Por isso, para quem não tem programa, toca a rumar à aldeia das Besteiras.


(…) pequena aldeia ribatejana
Tingida pelo verde intenso da serra
O chão donde minha alma emana,
O meu lar e a minha querida terra.

(Hisalena)


A festa é junto à capela de Santa Teresa.

3 comentários:

Orlando Patrício disse...

Pois iria de bom agrado à Festa das Besteiras, não fosse o "Festival do Caracol". Não o de Porches, mas outro em Cernache do Bonjardim (Deves conhecer... dada a proximidade!). Como não terei o prazer da tua agradável companhia como romeiro de Stª Teresa, farei romaria ao Beato, o Nuno de Santa Maria. Outras romarias! "Rezarei" por ti.

Anónimo disse...

És um privilegiado Gonzalez …

Dá lá cumprimentos ao D. Nuno Álvares (que parece que finalmente vai virar Santo depois de tantos séculos como Beato …)

Um abraço.

Anónimo disse...

Besteiras, há quanto tempo....
E aquele café e as torradinhas feitas na lareira pela ti Violante?
E o cabritinho que ela assava no forno de lenha, e os peixinhos da horta, e o franguinho (caseiro) frito?
Belos tempos, belos tempos...e que saudades...