segunda-feira, 7 de julho de 2008

Herbie Hancock IV

Para acabar de vez com os posts sobre o Herbie, ficam aqui algumas notas e curiosidades sobre o mesmo, apuradas por essa net fora!

Ora, o menino Herbie Hancock nasceu em Chicago em 1940 e foi uma criança prodígio - aos 11 anos foi solista num concerto de Mozart com a Chicago Symphony Orchestra!

No liceu começou a tocar em bandas jazz e, foi também no Liceu, que despertou uma outra paixão de Herbie - a ciência e a electrónica. Por isso, como já referi no post anterior, o Herbie decidiu tirar um major duplo na Universidade, em "engenharia electrotécnica" e em “música”.

Em 1960, com 20 anos, o trompetista Donald Byrd convida-o para o seu grupo e em 1962 assina pela Blue Records o seu primeiro contrato como solista. Em 1963 sai a lume o seu primeiro disco, que incluía o tema "Watermelon Man", que se tornou num grande êxito. Ainda em 1963 um acontecimento viria a marcar o rumo da carreira de Herbie - o convite pelo grande Miles Davis para integrar o seu novo quinteto. Durante 5 anos este quinteto produziu um conjunto de verdadeiras obras-primas do Jazz. Este quinteto, que incluía para além de Herbie e de Miles, Wayne Shorter (saxofone tenor), Ron Carter (baixo) e o extraordinário Tony Williams (bateria) é considerado por muitos o melhor grupo de jazz da década de 60! E todos os convidados por Miles (um verdadeiro descobridor de talentos) eram muito jovens. Tony Williams tinha apenas 17 anos e o mais velho era Wayne Shorter que acabara de fazer 30! Este quinteto foi, aliás, impedido de actuar em alguns clubes de Jazz ... porque o clube era interdito a menores!

Durante este período áureo com Miles, Herbie não descurou a sua carreira de compositor e solista. Em 1964 grava o álbum "Empyrean Isles" (que inclui o tema Cantaloupe Island) e em 1965 o extaordinário album "Maiden Voyage", que inclui o tema homónimo, para muitos o melhor tema composto por Herbie (não sei como se avalia isto … será por ter mais dós sustenidos!).

Na década de 80, Herbie Hancock tem um hit global com "Rockit" que não é bem jazz, enfim, mas que tem a seguinte característica engraçada: foi um mega sucesso na recém-criada MTV e o seu teledisco, verdadeiramente notável, é justamente considerado um dos primeiros telediscos com verdadeira linguagem de teledisco - é hoje um verdadeiro clássico do género!

Estes sons (com uso e abuso do scratching) estiveram na origem do malfadado som hip-hop!

Lembra-se do vídeo-clip? Não. Então passem por AQUI

Este teledisco esteve na altura envolvido em alguma polémica. Nalguns países foi proibido de passar em horário "normal" porque seria pernicioso para as crianças que teriam pesadelos com os manequins. Depois, alguém descobriu que há uns frames em que um manequim parece estar a fazer algo "impróprio" debaixo dos lençóis, e proibiram o teledisco! Mal calculava esta malta o que o futuro traria!

Esta música mostrava que Herbie Hancock estava numa nova fase. Quando, no início da década de 90, publicou um álbum de acid jazz, “Dis Is Da Drum”, era já o álbum nº 39 da sua carreira! Que falta de criatividade!

Herbie Hancock, hoje com 68 anos continua bem activo, dando concertos um pouco por todo o mundo.

No seu trabalho discográfico Possibilities, Herbie convidou uma série de artistas conhecidos como Christina Aguilera, Paul Simon, etc., e reinventou velhos temas com a sua mestria única ao piano...

Vejam o resultado da Christina Aguilera e o Herbie Hancock na cerimónia dos Grammy 2006: AQUI



Como já salientei em posts anteriores, com o CD “River” o Herbie voltou aos convidados. Estes discos vão trazendo o HH para a música simples e intimista (comercial!). Poderá ser menos genial, mas é mais audível no dia a dia … e a música é para se ouvir!

No espectáculo que por aí anda, o Herbie cruzou o “River” com o “Possibilities” e deu a “The River of Possibilities Tour”, (cute!):

… um show saboroso! E eu vi (na 1ª fila)… e ouvi! Eheheheheheheh!

Ainda aqui anda às voltas o Dave Holland com o seu baixo … pumpumpumpum pum pum! pumpumpumpum pum pum!

Estão a ouvir … vá lá, comigo:
Pumpumpumpum pum pum! pumpumpumpum pum pum!
****************************************************

Sem comentários: