Fez no passado dia 28 de Fevereiro, 40 anos que ocorreu um violento abalo sísmico (abalo telúrico) em Portugal (grau 7 já nem sei de que escala … Mercalli, salvo erro).
Eu tinha 6 anos. Lembro-me de poucas coisas que aconteceram quando tinha essa idade. Mas não me esqueço da forma como acordei naquela noite. Os meus pais fugiram de casa. A confusão e o susto foram tão grandes que eles até se esqueceram de mim … e eu lá acordei com aquela tremideira e com um barulho estranho, muito estranho!. Contudo, não cheguei a sentir o pânico que invadiu a restante população lá da aldeia … e do restante Portugal.
O País foi fortemente sacudido. O povo saiu à rua e ali permaneceu durante a madrugada, ao relento, receando o grande, o decisivo novo terramoto que tudo devastaria. Nestas alturas vislumbra-se logo o Apocalipse!
A coisa gerou mais uma corrida às igrejas, velinhas aos santos, procissões na rua e esperança na governação salazarenta que haveria de reconstruir o que o tremor de terra tinha destruído.
O facto de Portugal se encontrar perto da fronteira entre duas placas tectónicas, a Africana e a Euroasiática, torna-o vulnerável aos movimentos destas placas. Por isso, periodicamente a tremideira volta com força … há que ter fé e esperar que tal só volte a acontecer no próximo século … e lá para o fim …
A pior tragédia ocorreu em
Aqui fica a recordação … para os que em 1969 já eram vivos!
5 comentários:
Ora cá estou de novo e não foi por causa do "estafermaço"que deixei de aparecer porque certamente o tal "bocarras" estava a ver-se ao espelho ...
Bom, tenho andado atarefada devido à crise, pois o euromilhões não veio ainda jantar comigo. Quem sabe este fim-de-semana...
Achei graça ao comentário sobre as tremedeiras de 1969. Povo inocente e ainda mal informado sobre estas coisas. Actualmente com tanta informação a zurzir-nos as orelhas já nem ligamos.
Pois bem , voltando ao assunto: os seus pais esqueceram-se de si ... comigo estava a dormir tão bém ... até que a minha mãe resolveu acordar-me e dizer "levanta-te é um tremor de terra" Se bem me lembro quando me levantei já tudo tinha passado. E lá me fui preparar para ir para o trabalho, que nessa altura tínhamos que chegar a horas ...
Até breve. MAGALI
Entendi-te
Já vi que vocês só vão deixar de se picar quando eu vos levar aos “Frères Troisgros”. Vamos enterrar o machado de guerra!
Nos entretantos podemos ir ao Zé Pinto comer um entrecostozinho com arrôs de feijão. Que tal?
P.S. - Por acaso, e nisso saio ao meu falecido pai, tenho uma boquinha pequena e bem desenhada. Dizem ...
VIVI na hora, o Terramoto de 28 de Fevereiro de 1969... Tinha já um (casal) de meninos; um com 4, outro com 3 anos."A fábrica estava nova." Quem me acordou a prevenir uns momentos antes de o sentirmos, foi m/ Mãe. Foi a AVÓ que lembrou os meninos que dormiam a sono solto. Fomos buscá-los à Cama e descemos todos até à rua.
As escadas pareciam Baloiço, mas lá descemos, em busca de um paraíso que neste caso só acontece, Se, acontecer.
Mas aos e para PACÓVIOS; que tem isto a ver com SALAZAR, o rei/desejado...?
Enviar um comentário