Continuando no mundo da música, verifica-se que o panorama anda assombrado com múltiplas acusações de plágios no campo do pop/rock.
Convenhamos que, com a proliferação de músicas e autores que por aí anda, não pode deixar de acontecer. Eles vão ter que se copiar. Ainda que não se copiem, a possibilidade de as composições coincidirem com outras que já existem (ou com parte delas) é cada vez maior. Se com regularidade concluímos que tudo já foi inventado, como é que na música continuam a ocorrer tantas novidades? Não há dia nenhum que não surjam no mercado mais meia dúzia de CDs de artistas novos e velhos. Acresce que todos cruzam referências e linguagens, levando a que a criação musical seja cada vez mais recriação em vez de invenção.
Voltando aos plágios, o que anda aí mais na berra refere-se aos Coldplay que terão copiado o tema “Viva la Vida” do “If I Could Fly” do Joe Satriani (tema do álbum “Is There Love In Space”. O grupo do Chris Martin nega a cópia, mas a coisa parece que vai para tribunal porque o Satriani anda assanhado com o abuso da sua obra.
Não sei se já tiveram a hipótese de apreciar as similitudes? Se ainda não viram, apreciem lá o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=UvB9Pj9Znsw
Se procurarem existem vídeos que explicam muito melhor a possível existência de plágio … mas este é curto e não deixa dúvidas a ninguém.
Os que também anda muito assanhados com esta coisa das cópias de temas são os fãs dos Kiss que reclamam que Bruce Springsteen plagiou o emblemático “I Was Made to Love You” em “Outlaw Pete”, a primeira das músicas do álbum “Working On Dream”.
A net está cheia de vídeos que sobrepõem as duas canções, e efectivamente parece evidente que o Boss copiou. Senão vejam lá:
http://www.youtube.com/watch?v=6uANKzbaucU
Quem também não se safa da fama de plagiador é o regressado Michael Jackson e a bela e espancada Rihanna, relativamente aos quais Manu Dibango acusa de utilizarem ilegalmente um excerto da sua autoria do tema “Soul Makossa” (o mama-se mama-sa ma-ma-coo-sa – que podem ouvir e ver aqui). Tal aconteceu quer em “Wanna Be Starting Something” (uma das canções do velho “Thriller”), quer no tema “Don’t Stop The Music” da Rihanna.
Se ainda tiverem paciência, podem apreciar os invocados plágios em:
http://www.youtube.com/watch?v=JJN3iF0XSNk
e
http://www.youtube.com/watch?v=jfgu4N742is
Ou então, não percam tempo e apreciem antes o Hippo a dançar o African Makosa … este sim vale a pena!
1 comentário:
Ideia, já que se versa os plágios neste post, uma pergunta: Achas que, face àquilo de que me apelidaram há uns posts atrás, poderei vir a ser acusado de plágio por uma sra. famosa apresentadora de televisão que, essa sim, tem uma boc...., bom, deixa p'ra lá.
Enviar um comentário