sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro


A internet é uma fantástica ferramenta para os fotógrafos exporem os seus trabalhos. Na sequência de um namoro já longo que ando fazendo com o Rio de Janeiro (...talvez nas próximas férias!!!!), fiquei contente por saber que hoje foi esta a cidade escolhida para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Adivinham-se sérios problemas de segurança, mas ainda há muito tempo para as coisas serem planeadas de forma a tudo correr bem. Como o Rio é um misto de beleza luxuosa e favela pobre, recordo aqui esta última parte com umas fotografias da Rocinha. Enfim, como é lógico não é bem este o Rio que anseio saborear (e será este o Rio que pode gerar problemas olímpicos!). Mas as favelas estão lá, são lindas ao longe e permitem imagens fabulosas como estas e outras tiradas pelo mesmo fotógrafo que podem apreciar no seu site.

Quanto ao autor das fotografias é André Cypriano.
Nasceu em 1964 em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os E.U.A., André começou a estudar fotografia em San Francisco. Desde então ele tem completado vários projetos que têm sido expostos em galerias e museus no Brasil, Europa e nos E.U.A. Como parte de um projeto de longo prazo, Cypriano começou a documentar estilos de vida tradicionais, e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo, com uma tendência para o raro e extraordinário. Actualmente, André Cypriano trabalha como fotógrafo free-lancer em Nova York e Rio, e continua envolvido em projetos sociais e culturais.
(elementos retirados de http://www.paratyemfoco.com/workshops/117-andre-cypriano)

Para apreciarem as restantes imagens da rocinha e muitas outras obras de André Cypriano, visitem o seu elegante site, em: http://www.andrecypriano.com/

1 comentário:

gugu disse...

gfhghjhffdgjhgyg