sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Paz


Alguém me explica porque é que o Comité Nobel norueguês decidiu que o Prémio Nobel da paz de 2009 será entregue a ...
... Barack Obama?

É o presidente da maior potência bélica do mundo!

É quem manda num país que está envolvido em duas guerras e em diversos conflitos!

Trata-se de um prémio para a esperança de que o homem seja diferente do anterior dono da casa branca? (Qualquer um que viesse a seguir ao Bush pareceria uma pomba branca … ou preta … uma pomba!)

Mas o pessoal lá da Noruega não vislumbraram nenhum combatente pela paz que merecesse mais aquele milhão de euros que tinham para atribuir?

Que jeito que aquela massa dava à nossa AMI, por exemplo!

O prémio da paz devia ser para entregar a heróis que lutam por ela!

Não é Alfred Nobel?

Não é Bertha Kinsky?



Para quem estranhou este nome, recordo aqui um pouco de história com texto roubado na net.

O trabalho intenso e as sucessivas viagens não deixavam a Alfred Bernhard Nobel muito tempo para uma vida privada. Assim, aos 43 anos publicou o seguinte anúncio num jornal: "Homem saudável bem formado e idoso procura senhora de meia idade, com conhecimento de várias línguas para secretária e governanta". A senhora mais qualificada foi a condensa Bertha Kinsky, que, após um curto período de tempo, a trabalhar com Nobel, regressou à Áustria, para casar com o conde Arthur Von Suttner. Apesar disso, Nobel e Bertha continuaram amigos e escreviam-se com frequência. Durante esta longa amizade, Bertha tornou-se pacifista e escreveu um livro intitulado "Lay down your arms" ("Baixem as vossas armas"), tornando-se numa figura proeminente do movimento pacifista. Sem dúvida que esta posição influenciou Nobel, quando incluiu um prémio para pessoas ou organizações que promovessem a paz — Bertha Von Suttner recebeu o Nobel da Paz em 1905.

Alfred Nobel faleceu, em San Reno, a 10 de Dezembro de 1896. O seu testamento, redigido em 1895, sem a ajuda de advogados, anulando anteriores realizados em 1889 e 1893, estipulou que as receitas da sua herança — que à data da sua morte ascendia a mais de 33 milhões de coroas suecas — deveriam ser divididas anualmente em cinco partes e distribuídos "em forma de prémios às pessoas que, durante o ano anterior, mais tenham contribuído para o desenvolvimento da humanidade".

Os prémios deveriam ser distribuídos da seguinte forma:
- "...uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento ou o invento mais importante no campo da Física;
- uma parte à pessoa que tenha realizado o descobrimento ou melhoramento mais importante em Química;- uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento mais importante no domínio da Fisiologia ou da Medicina;
- uma parte para a pessoa que tenha produzido, no campo da Literatura, a obra mais notável de tendência idealista; e
- uma parte para a pessoa que tenha levado a cabo o maior ou melhor trabalho em favor da fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela celebração e fomento de congressos pela paz".

Como se nota, o prémio para a pessoa que se destacou na Economia já foi invenção da Fundação Nobel, que agora também inventou que o Barack Obama é quem mais lutou pela paz no ano que passou.

Eu até gosto do homem … e também senti aquela emoção especial quando ele foi eleito … mas já nomeado prémio Nobel da Paz? Porque não esperaram que ele faça alguma coisa do que prometeu?

Sem comentários: