segunda-feira, 31 de março de 2008

Appeiron!





Os “Rádio Macau” têm um novo disco ("Oito", o oitavo disco!) e uma nova sonoridade, apesar de a voz da vocalista e as cordas do Flak não os deixarem confundir … quando tocam e cantam, todos sabem que são os Rádio Macau. Ainda assim, notam-se claras influências de novos elementos. Não sei quem são, mas deixaram marcas distintas nos arranjos das faixas que já ouvi. Estão mais Pop, é certo, mas o sucesso dos seus discos mais experimentais não foi grande. Se querem escutar, por exemplo, a “Cantiga de Amor”, vão ao MySpace do grupo: Aqui

Mas eu não pretendia escrever sobre os “Rádio Macau”, mas sobre a vocalista: a Xana. Esta mulher é especial.

Numa entrevista que li na publicação “Guia da Noite – Lx Magazine” (cf. http://www.guiadanoite.net/), a que deram o título de “As noites suecas da Xana”, foi-lhe perguntado: “Se tivesses que definir Rádio Macau numa palavra, qual seria?”

E a resposta da Xana foi:

Diria que somos uma espécie de … Appeiron”.

Grande resposta para uma revista light. Grande Xana!

Appeiron!

Quando instada, a Xana lá explicou que se trata de um conceito da filosofia que tem a ver com o caos de Anaximandro. Pois claro!
Enfim, para quem não sabe, a Xana está a estudar filosofia, a fazer o doutoramento com o tema: A obra de arte na fenomenologia a partir de Henry Maldiney.

Caramba. Esta mulher é um fenómeno!

E eu um grande ignorante!

Sem comentários: