domingo, 30 de março de 2008

360º




Fotografia. Eis uma arte maior que a informática veio massificar. Se na era do analógico já era corrente ter uma máquina fotográfica, o preço dos rolos, das revelações e das impressões levava a que poucos usassem a fotografia para expor as suas sensibilidades. As fotografias visavam principlamente as recordações. Pessoas e paisagens.

Na era do digital qualquer um, com maior ou menor gosto pela fotografia, tem hipótese de exercitar a sua veia artística e principalmente a sua criatividade.

Por outro lado, a internet serve de montra. Querendo navegar por boas (e más!) imagens, não é preciso esforço.

Uma das novidades são as vistas de 360º. Deixo aqui referências a alguns sites que mostram imagens que merecem uma olhadela.

Primeiro, uma visita a um cockpit de um Airbus A380.
Um clique no último botão da direta, permite ver em ecrã completo.
É impressionante o número de botões do “bicho”. Vejam no tecto da cabine. Com a roda central do rato podemos aproximar ou afastar a imagem e assim ler as indicações de cada botão e inicador. E podemos ver o que há atrás das poltronas dos pilotos, ver os aparelhos de rádio e computadores de navegação.
Recomendo uma visita aqui.

*
Para quem já andou por Veneza
e para quem, como eu, continua à espera que os filhos cresçam para permitir essa visita …
… apreciem Veneza em 360º

*
Recomendo ainda uma visita a uma imagem de alta resolução. Aqui têm um exemplo com uma foto panorâmica de 455 000 000 pixels (70 000 x 6500).

Também na velha França, fica aqui uma outra imagem de 360º, com Paris à noite acompanhada com música a condizer.

Boas viagens!

Sem comentários: