domingo, 9 de março de 2008

Desencabrestar um “Chaminé”!

Num sábado à noite apetece diversão. Certo?
Se há muitas formas de o conseguir, uma das melhores passa por desencabrestar um “Chaminé”!

Eu explico. Melhor, eu vou tentar…

Depois de uma agradável noite de teatro com “Os Melhores Sketches dos Monty Python” (se querem saber mais vão aqui ...) fui “beber um copo” (fomos … que estas coisas sabem bem é com amigos …). Como o melhor bar da cidade de Lagos (e dos melhores do Algarve – o Stevie Ray's Blues Jazz Bar) resolveu abandonar o bom jazz e dedicar-se a uns intragáveis sons modernos, fomos à enoteca “Néctar - wine bar and food”, situada na Rua Silva Lopes, nº 19, em Lagos.

Recomendo. O espaço é pequeno, mas honesto. Tem produtos portugueses da água ao azeite … mas principalmente, como se adivinha, VINHO.


O Carlos, seguindo o seu lema de que “o vinho não deve orçar mais do que um terço do que o custo total do repasto”, não nos permitiu ir além de uma vinhaça de 15 €. Um “Chaminé” (que ele um dia destes tinha encontrado num espaço comercial a pouco mais de 4 € e de que já só conseguiu arranjar uma caixa … sorte a dele!)

O "Chaminé" bebeu-se, com os protestos da maioria e com a gula do Carlos que se abotoou com uma percentagem considerável entre a prova e o serviço!

Um chouriço, dois chouriços, muito pão, uns camarões com alho, ovos mexidos com farinheira, muita conversa e um chorrilho de comentários jocosos permitiu um serão como todos os presentes mereciam. Chorámos (a rir) e a falta dessa água orgânica provocou mais sede aos presentes, que avançaram para um “Monte da Peceguina”.

O Carlos não deixou ir muito além no preço. E quem sabe manda. E bebe. Uma vez mais a maquia principal da vinhaça coube ao escanção, que não cuspiu e repetiu. De tal forma que estava mais feliz que os restantes. Uns porque são comedidos (como o Ideiafix!), outros porque tinham que ir conduzir e não podiam beber muito. Outros ainda, porque tinham que ir conduzir e não podiam beber nada – a minha homenagem à Mafalda que se quedou por uma Coca-Cola (pedida no tasco do lado, que isso não consta da ementa da enoteca "Néctar") e a quem os ovos com farinheira enovelaram o estômago. Dizia eu que o Carlos bebeu mais e que, por isso, teve direito a uma dose de felicidade acrescida. Por isso o "Chaminé" e o “Monte da Peceguina” desencabrestaram a língua ao moço. A palavra “desencabrestar” ele não conseguia dizer sem patinar … saía uma espécie de "desencabebeestrar"!!!!! Mas o Carlos conseguiu falar, falar, falar … e como ele foi divertido! Para além do já referido “lema” sobre o vinho, o serão foi brindado com comentários sobre este mundo e o dos outros, passando pelo teatro, pelo vinho (até por aquele húngaro feito com uvas podres … tenho que ir investigar!) e até pelo “butelo com cascas” (que fome!)

A noite terminou com uma ginja oferecida por outros noctívagos que quiseram partilhar da nossa alegria. São sempre bem vindos!

Há noites para recordar …

Sobre os vinhos “Monte da Peceguina” e “Chaminé”, não sei o que vos dizer. Não sei mesmo!


O “Monte da Peceguina” anuncia que “nas vinhas da herdade da Malhadinha Nova, propriedade familiar situada em Albernoa no sul da planície alentejana, foram colhidas à mão as uvas das castas Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon que após vinificação em lagares e estágio parcial de 7 meses em barricas de carvalho Francês e Americano deram vida a este vinho. Em 1998, ano de início deste projecto, nasceu a Francisca, primeiro elemento da nova geração da família. Foi ela quem plantou a primeira cepa dos 20 hectares de vinha da propriedade, o seu desenho no rótulo deste vinho simboliza uma paixão que queremos partilhar com todos os apreciadores do bom vinho alentejano” – http://www.malhadinhanova.pt/.


A garrafa da “Chaminé” anuncia-nos que “CORTES DE CIMA é uma propriedade de família, na localidade de Vidigueira. CHAMINÉ é uma elaboração das castas (principalmente Aragonez e Syrah) de qualidade que se adaptaram muito bem na região Alentejana. Tem características de frutas maduras, com paladar concentrado e uma estrutura taninosa equilibrada” – http://www.cortesdecima.pt/ .

… é verdade … e contém sulfitos!

Estrutura taninosa com sulfitos! Há que desencabrestar o palato!

Enfim, não fiquei com azia, o que é um bom sinal!

2 comentários:

Sérgio Moreira disse...

Desse até eu gosto...
Um verdadeiro nectar sim, sem duvida!!

sérgio.

kibocodereview disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.