domingo, 11 de abril de 2010

... pernas indescritíveis que alucinam ...

“Mal tomara assento na plateia, quando aparece em cena a célebre Josefina Baker, inteiramente nua, a dançar, ou a parodiar, com jeitos e esgares de infantil singeleza, uma dança de pretos. Esta Josefina, moça de vinte anos, é uma mulata americana, com feições de branca, muito bem esculpida, cinta fina, seio forte e firme, e umas pernas indescritíveis que alucinam. Deslumbrado fiquei (mesmo depois de a ver sumir-se, definitivamente, nos bastidores) e tão diferente do que eu era até àquele instante, que me ergui e sem a mínima hesitação caminhei direito ao ‘bar’ e pedi um duplo whisky. Para melhor saborear a peregrina bebida, acendi um charuto de palmo (voltando ao fumo que eu renegara, vitoriosamente, oito meses antes), e pus-me a rememorar, com ardente voluptuosidade, as pernas da bailarina”.

Quem escreveu este texto, foi Presidente da República de Portugal (e digo foi porque o actual era incapaz de escrever um texto sobre a beleza de uma dançarina striper - nunca saberemos se ele consegue apreciar outra mulher para além da sua elegante Maria!).

Alguém consegue adivinhar quem foi o bom vivant escritor?

********************************************************************************************


A resposta é efectivamente (como sugeriu o Anónimo que comentou):

Manuel Teixeira Gomes

(in Contos a Columbano – Obras Completas de Manuel Teixeira Gomes, Bertrand Editora, 1989)

Agora que aqui por Portimão se festejam os 150 anos do seu nascimento (nasceu em 27 de Maio de 1860 e morreu em 18 de Outubro de 1941), não podia deixar de também aqui trazer à memória este grande portimonense (ainda que com um texto light como o citado …

Manuel Teixeira Gomes foi Presidente da República entre 1923 e 1925.

3 comentários:

Anónimo disse...

Teixeira Gomes

SC disse...

Também andam para aí outras pernas, e respectivos pés, e também indiscritíveis, que andam a deixar completamente alucinados os adeptos do Sporting, Porto e Braga. De quem são, de quem ????

SC disse...

Penitencío-me: As pernas são "indescritíveis" e não "indiscritíveis".