segunda-feira, 18 de julho de 2016

A maldição dos meninos que choram


Numa recente visita a um museu de velharias (Casa-Museu do fantástico Custódio Bartolomeu), cruzei-me com estas “obras de arte” e relembrei lendas antigas que associavam estas pinturas a histórias que em tempos idos me causaram alguns pesadelos.
Cópias baratas destes quadros assustadores e deprimentes decoraram as casas de alguns de nós, sendo certo que os compradores desconheciam as histórias arrepiantes e misteriosas que constam ter estado na sua origem mas que, ainda assim, permitiram que convivêssemos com estas tristes criaturas.

Certamente já ouviram falar dessa abordagem lendária de tanta lágrima a escorrer pelo rosto das crianças. Se ainda não, hoje é o dia!


Reza a história que o pintor italiano Giovani Bragolin (também conhecido por Franchot Seville, Bruno Amadio, Bragolin e J. Bragolin) como não conseguia vender os seus quadros, fez um pacto com o diabo, aceitando pintar 27 crianças em grande sofrimento. A lenda acrescenta que todas as crianças retratadas estavam mortas, o que justificava as pupilas dilatadas.
As imagens impressionaram o público que comprou todos os quadros, os quais foram reproduzidos e espalhados pelo mundo, inundando lares e oficinas, lado a lado com calendários Pirelli bem mais alegres e apelativos.

Quando um dos famosos quadros do Bragolin foi encontrado intacto numa casa incendiada em Inglaterra, a lenda prosseguiu com o mito de que o original destas obras resiste ao fogo. Daí até se concluir que aquelas pinturas traziam desgraça, tristeza e problemas para os moradores das casas onde eles se encontravam, foi um passinho.


Giovani Bragolin, depois de rico, ficou repeso do pacto que celebrou com o demo e visitou todos os países para onde os quadros foram vendidos, contando a sua história e pedindo que as pessoas queimassem os seus meninos chorões (mas como, se eles não ardem!) para evitar maldições nas suas vidas.

Será que devo eliminar esta publicação? 


Entretanto, não deixem de estudar mais sobre este importante assunto, podendo fazê-lo, por exemplo, AQUI, AQUI ou por essa internet fora … boa pesquisa!

___________________________________________

2 comentários:

Cuca, a Pirata disse...

Vê lá se por causa deste post do menino da lágrima te explode o blogue!!!

Ideiafix disse...

Olha Cuca ... com o nível com que o blog tem andado, perdia-se uma grande coisa!