quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Cacto que lembrava Laocoonte


Aquele cacto lembrava os gestos desesperados da estatuária:
Laocoonte constrangido pelas serpentes,
Ugolino e os filhos esfaimados.
Evocava também o seco Nordeste, carnaubais, caatingas...
Era enorme, mesmo para esta terra de feracidades excepcionais.

Um dia um tufão furibundo abateu-o pela raiz.
O cacto tombou atravessando na rua,
Quebrou os beirais do casario fronteiro,
Impediu o trânsito de bondes, automóveis, carroças,
Arrebentou os cabos elétricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminação e energia:
 – Era belo, áspero, intratável.


(poema “o cacto”, do brasileiro Manuel Bandeira)



Para quem não conhece a estátua de Laocoonte, é porque anda a adiar uma visita ao museu do Vaticano (e/ou uma visita à galeria Uffizi em Florença, onde se encontra exposta uma reprodução feita pelo escultor Baccio Bandinelli).
O grupo Laocoonte é uma sólida peça feita em mármore (também conhecida como Laocoonte e seus filhos). A escultura quando foi descoberta em 1506 encontrava-se quebrada em cinco blocos. Além de danificada, estava incompleta, pois faltava o braço direito da figura do sacerdote. O papa Júlio II determinou a sua restauração, e para isso instituiu uma comissão informal de artistas para realizar o trabalho de recomposição da importante peça reconhecida como representativa do período helenístico da civilização grega.
A restauração do braço instaurou uma célebre polêmica entre Michelangelo e os demais escultores. Ele dizia que o braço deveria ficar dobrado para se adequar ao movimento do corpo do sacerdote. Os outros diziam que o braço deveria ficar esticado, pelas mesmas razões. Rafael, presidente do júri, optou pela forma do braço esticado, e dessa maneira, a estátua foi restaurada.
A história veio dar razão a Michelangelo 450 anos depois. Em 1957, o verdadeiro braço perdido foi encontrado num antiquário italiano, tal como havia previsto Michelangelo: dobrado sobre o ombro. A partir de então, a estátua passou a ser exibida com o braço restaurado na sua posição original, conforme se vê na foto.
Não se sabe a data exata da composição dessa impressionante estátua, que mede 2,44 m de altura. Mas, pensa-se que terá sido perto do ano 40 a.C. A autoria da obra é atribuída por Plínio a Agesandro, Atenodoro e Polidoro, três escultores da ilha de Rodes


Quanto à história de Laocoonte remonta à lendária Guerra de Tróia e ao famoso episódio do cavalo de madeira doado pelos gregos aos troianos.
Segundo o mito, Laocoonte era sacerdote em Tróia, e denunciou o perigo que representava aceitar aquele “presente grego”. Foi morto, juntamente com os dois filhos, por duas serpentes a mando da deusa Atena.
O sofrimento da injusta punição do pregador foi relatado de diversas maneiras por uma grande variedade de autores nas várias artes. É a ele que Manuel Bandeira também se referia no citado poema “O Cacto”.


As coisas que se aprendem na internet … designadamente AQUI e AQUI

________________________________________

Sem comentários: