domingo, 29 de novembro de 2009

Ergasiofobia

Sinto-me cá com uma ergasiofobia!

Sabem o que é esta fobia?

A ergasiofobia é um medo excessivo e irracional ao TRABALHO.

Já agora sabem o que é o Trabalho? Vejam lá na wikipedia como não sabem com rigor!

Voltando à aversão ao trabalho. Há uma tendência natural em confundir esta doença com preguiça. Mas os ergasiofóbicos precisam de acompanhamento médico profissional e da compreensão dos familiares pois eles sofrem efectivamente com o referido pavor.

Isto faz lembrar o refrão daquela malta germânica que dizia que “o trabalho liberta”. É sempre bom lembrar aqueles filhos da mãe, pois há por aí muita gente a querer esquecê-los e limpá-los da história.

Convento de S. Francisco - Portimão



O Convento de S. Francisco (ou Convento de Nossa Senhora da Esperança) é um monumento do século XVI, de estilo manuelino e maneirista, situado junto ao Rio Arade, na cidade de Portimão que se encontra em adiantado estado de degradação.

Diz a história que este convento foi da iniciativa de Simão Correia, antigo capitão de Azamor.

Foi casa de franciscanos até ser vendido a privados que, depois de o transformarem em armazém de cortiça e depois de material de conservas, deixaram-no ao abandono, o que se arrasta até aos nossos dias.

De vez em quando ouve-se falar em projectos de recuperação, mas o convento continua património indecentemente desprezado conforme se pode notar das fotos que hoje vos trago que mostram uma estrutura arquitectónica perfeitamente esquelética e dificilmente recuperável.

A Câmara de Portimão já terá tentado adquirir o edifício, mas o local onde aquele imóvel está situado (vejam foto aérea) deve levar a que o seu valor não esteja ao alcance da autarquia. Consta também que os proprietários terão um projecto para o local (mais um hotel!) mas não está fácil conseguir a viabilização pois o Convento de S. Francisco está classificado como imóvel de interesse público.

O nosso dinheiro escorre fácil para nacionalizar e manter bancos delapidados por criminosos de colarinho branco mas para a cultura a fonte está degradada, como o património em geral.

Certo é que um monumento emblemático de Portimão, que faz parte da história da cidade (o Rei D. Sebastião terá estado presente numa missa no local – ver aqui) está com este aspecto à beira da total derrocada. Acresce que a sua localização (mesmo encostado ao museu de Portimão), leva a que aquela calamitosa imagem seja das primeiras que os turistas vêem quando chegam à cidade por via marítima. Aliás, quando os barcos de cruzeiro chegam a Portimão (e a autarquia tem-se esforçado para que cada vez mais paquetes atraquem no porto da cidade) aferram bem perto daquele edifício, sendo também dali que partem os ferries para as ilhas atlânticas.

Num sábado solarengo aproveitei para fotografar o interior do edifício onde pernoita um indivíduo de leste que me assustou quando me confrontou no interior das ruínas. Outros sustos provocaram também os pombos e outras aves que adoptaram o convento como habitação, os quais manifestaram o seu desagrado pela invasão deste pacato fotógrafo.

Como se pode notar das fotografias, o interior, tal como o exterior, do monumento (cujos traços manuelinos já pouco se notam) está degradado, espichado e cheio de lixo e de plantas invasoras, de forma que assusta e faz pena.

Por tudo isto, como portimonense adoptado, não posso deixar de mostrar ao mundo o meu desagrado.

sábado, 28 de novembro de 2009

NY

Encontrei num Memory Stick abandonado uns restos de fotografias de uma saudosa viagem a Nova York.
Será que eu podia viver sem ter ido a NY?
Podia! Mas não era a mesma coisa!
.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bohemian Rhapsody

Ontem o meu filho fez questão de me mostrar este vídeo.
Hoje ouvi na Rádio Comercial que tinham o vídeo alojado no site da estação e que estava a ser o maior sucesso de todos os vídeos que lá tinham alojado.
Admito que todos já tenham reapreciado esta malta de quem não resistimos a ter saudades. Certo?
A verdade é que estes não morrem!
Vejam ou revejam como eles estão com o mesmo ar!
Como o vídeo está em HD, recomendo que o vão ver directamente no Youtube pois eu não sei alojá-lo neste cantinho de página sem alterar o template (grande nabo!)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Efeitos visuais IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Já há uns tempos que não colocava aqui ilusões de óptica. Mas eu gosto destes jogos que comprovam como a nossa visão tem muitas falhas e como o nosso cérebro se deixa enganar facilmente.

Por isso, deixo aqui um vídeo com mais uma dessas ilusões.

http://www.youtube.com/watch?v=xl1lLze5ZpM&feature=player_embedded

Não é surpreendente?

Tradukka

Entre as muitas ferramentas disponíveis na net, consta agora também o

TRADUKKA

Jeśli chcesz przetłumaczyć jakieś słowo lub zdanie w jednym z kilkudziesięciu języków wymienionych na stronie internetowej, nie zapomnij: http://tradukka.com/

Não perceberam? Vão ao Tradukka!

O mesmo seria dizer:

אויב איר ווילט צו זעץ איבער אַ וואָרט אָדער פֿראַזע אין איינער פון די דאַזאַנז פון שפראַכן ליסטעד אויף דעם וועבזייטל, טאָן ניט פאַרגעסן: http://tradukka.com/

Ou

หากคุณต้องการแปลคำหรือวลีในหนึ่งโหลของภาษาที่ปรากฏในเว็บไซต์นี้อย่าลืม: http://tradukka.com/

Ако желите да преведете реч или фразу у једном од десетине језика наведен на сајту, не заборавите: http://tradukka.com/

यदि आप वेबसाइट पर सूचीबद्ध भाषाओं के दर्जनों में से एक में एक शब्द या वाक्यांश का अनुवाद करना चाहते, मत भूलना: http://tradukka.com/

Ако сакате да го преведам еден збор или фраза во една од десетици јазици наведени на веб-сајтот, не заборавајте: http://tradukka.com/

如果您想翻譯的單詞或短語,在一個幾十種語言的網站上列出的,不要忘記: http://tradukka.com/

ou

場合、1つの言語は、ウェブサイトに記載されて数十人の内の単語またはフレーズを翻訳するのを忘れないでください: http://tradukka.com/

Fotografias



Este fim-de-semana deparei com esta malta por aí à solta ...

Fizeram-me lembrar imagens do filme "Africa Minha"...

... mas tratava-se do "Algarve Meu"!



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Há anúncios assim ...



http://www.youtube.com/watch?v=Um9KsrH377A&feature

sábado, 14 de novembro de 2009

Sinéad - Back Where You Belong

O filme passou-me ao lado … e deve ser dispensável … mas a banda sonora merece que percam (ganhem!) uns minutos. Vejam lá:

http://www.youtube.com/watch?v=kNcgADtL7RM&feature

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Melech Mechaya


Têm este nome estranho mas são portugueses.

Tive a oportunidade de recentemente ir ver esta malta ao vivo e deixem que vos conte. Estes moços fazem um espectáculo que é uma festa, contagiando os escutantes com muita alegria e ritmo.

A malta anunciava-se como uma viagem pela música klezmer, com uma sonoridade contagiante que une aromas árabes e ritmos ciganos á tradição judaica, abraçando também momentos mais delicados e intimistas.

Uma animação!

Quando puderem … não deixem de escutar e comprovem como eles dominam os seus instrumentos (principalmente o tocador de clarinete cujo nome penso ter ouvido ser Miguel Veríssimo!?) criando uma sonoridade muito interessante.

Para acompanhar a banda podem ir:

Ao Myspace;

Ao Facebook

Ou até ao Twitter

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mnozil Brass


Este fim-de-semana fui assistir a um espectáculo ao vivo do mais interessante que tive o prazer de assistir até hoje … e já vi alguns!

Tratou-se de um concerto que estava anunciado como “Momentos Mágicos”, executado pelos “Mnozil Brass”.

Os “Mnozil Brass” são um septeto de metais que, aliado ao virtuosismo puro e duro, associa o humor e a boa disposição ao espectáculo. São Austríacos, e vêm de uma tradição musical das mais ricas da Europa.

Embora nunca tivesse ouvido falar desta malta, consta que o grupo faz centenas de concertos anualmente por todo o mundo sendo reconhecidos pela sua excelência musical e originalidade

Desconheço se eles têm agendado mais algum concerto em Portugal (embora do seu site não resulte … vejam!). Mas se os descobrirem por aí, vão por mim … é absolutamente imperdível!

Esperam-vos umas boas gargalhadas, surpresas das boas e música excelentemente interpretada.

Os tipos são bons no que fazem e proporcionam um espectáculo muito original.

Só para aguçar o apetite, vejam por exemplo o seguinte vídeo com a interpretação dos “Mnozil Brass” do famoso tema dos “Queen” Bohemian Rhapsody (no site do grupo e no youtube tem vários outros vídeos).

http://www.youtube.com/watch?v=hBLm747tyn0


Mas garanto-vos que o espectáculo tem momentos bem mais surpreendentes que este!

Percam (ou ganhem!) lá um pouco de tempo e vejam este vídeo ...

Fixem “Mnozil Brass” …

.....................................................................................................

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Coutada do macho latino"

Continuando no campo da justiça, recordo hoje um já idoso acórdão do STJ rotulado pela imprensa escrita como da "coutada do macho latino", cujo sumário está disponível na dgsi.pt.

A decisão foi surpreendente pelo que o seu conteúdo merece ser aqui recuperado.

Não obstante tratar-se de um crime repugnante, é ajustada a pena de 3 anos de prisão para o agente de crime de violação quando a ofendida contribui para a sua realização.

Contribui para a realização de um crime de violação a ofendida, rapariga nova ma

s mulher feita que:

a) Sendo estrangeira, não hesita em vir para a estrada pedir boleia a quem passa;

b) Sendo impossível que não tenha previsto o risco em que incorre;

c) Se mete num carro, com outra e com dois rapazes, ambas conscientes do perigo que corriam, por estarem numa zona de turismo de fama internacional, onde abundam as turistas estrangeiras com comportamento sexual muito mais liberal do que o da maioria das nativas;

d) E conduzida durante alguns quilómetros pelo agente, que se desvia da estrada para um sitio ermo;

e) E puxada para fora do carro e tenta fugir, mas e logo perseguida pelo agente, que a empurra e faz cair no chão;

f) Sendo logo agredida por ele com pontapés, agarrada pela blusa e arrastada pelo chão cerca de 10 metros;

g) Tentando ainda libertar-se, e esbofeteada, agarrada por um braço e ameaçada pelo agente com o punho fechado;

h) E intimidada assim, pelo agente, que lhe tira os calções e as cuecas, não oferece mais resistência e, contra a sua vontade, é levada a manter relações sexuais completas pelo primeiro; e

i) Após ter mantido, a força, relações sexuais, com medo de que o agente continuasse a maltratá-la, torna-se amável para com ele, elogia-o, dizendo-lhe que era muito bom no desempenho sexual e assim consegue que ele a leve ao local de destino, onde a deixou.

____________________________________________

Ora, ora!

Para que conste … eu vivo nesta “coutada” que é zona de turismo de fama internacional!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Escolas

Recentemente foi-me cedido um livro com o título “Justiça 2009 – o qual ofereço a quem provar pertencer-lhe (!) ou a qualquer um que manifeste interesse em possuir tal obra na sua biblioteca (não pago portes!) – contendo textos do ex-Ministro da Justiça e de mais 3 operadores judiciários que continuam no activo. Entre eles, Luís António Noronha Nascimento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, transmite a sua ideia sobre o actual estado da justiça e, num dos parágrafos do seu escrito, pode ler-se:

Ao contrário do que se pretendeu fazer crer, não foram os tribunais que – por funcionarem lentamente – prejudicaram a economia; foi a economia, com a sua plêiade de neoliberalismo repristinando a escola vienense dos idos de 1920, que encharcou constantemente os tribunais com centenas de milhar de pequenas acções de dívida transformando os juízes em cobradores de créditos e o judiciário numa selva de processos sem dignidade”.

Com que então foi repristinada a escola de Viena de 1920 e ninguém me avisou!

Tem dias em que me sinto tão ignorante! Que raio será a dita escola vienense?

Isto faz-me lembrar um despacho que no já longínquo ano de 1987 vi reproduzido no extinto “Tal & Qual”, da autoria do juiz Salpico (o pai - então ainda juiz de comarca - hoje, salvo erro, também está no Supremo Tribunal de Justiça). Ainda guardo o amarelado recorte do jornal onde se pode ler:

«Réu num processo de “abuso de liberdade de imprensa”, o jornalista do “Expresso” Celestino Amaral ficou estupefacto quando soube que o tinham notificado judicialmente para uma audiência de julgamento através de um papelinho afixado na porta da Redacção daquele jornal.

A Dra. Isabel Duarte, advogada do “Expresso”, bem se esforçou por demonstrar em tribunal que o seu cliente não tinha sido legalmente notificado, mas o juiz Salpico não foi na conversa.

Pelo contrário, este magistrado fez enrubescer aquela advogada quando sugeriu, em despacho, que a Dra. Isabel Duarte, afinal, usaria uma argumentação inspirada nas “orientações pseudo-modernistas da “Escola de Bolonha”, continuadora do “Círculo de Frankfurt”, que preconizam a “desvertebração do Estado”, fazendo uso de uma dialéctica marxista grosseira e facilmente desmontável (…)».

Pois é! Até eu me sinto enrubescido e desvertebrado!

Tanta Escola é areia de mais para a minha camioneta!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Fugaz decisão presidencial


Não tenho visto dar o devido ênfase ao Decreto do Presidente da República n.º 100-A/2009, de 26 de Outubro.

Contudo, há momentos, ainda que efémeros, que alegram o povo.

Este não pode deixar de ser um deles.

Para que conste, cá fica a imagem da grande decisão presidencial:


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para a Mafalda …

http://www.youtube.com/watch?v=W6H_4YAF4zI&feature

Fonte de mel, nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara
Choque entre o azul e o cacho de acácias
Luz das acácias, você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa, beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa e não olha pra trás
Linda e sabe viver, você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz
Você é linda, mais que demais
Vocé é linda sim, onda do mar do amor
Que bateu
em mim
Você
é forte, dentes e músculos, peitos e lábios
Você é forte, letras e músicas
Todas as músicas que ainda hei de ouvir
No Abaeté areias e estrelas
Não são mais belas, do que você
Mulher das estrelas, mina de estrelas
Diga o que você quer
Você é linda e sabe viver
Você me faz feliz, esta canção é só pra dizer e diz
Você é linda, mais que demais
Você é linda sim, onda do mar do amor
Que bateu
em mim
Gosto
de ver você no seu ritmo
Dona do carnaval
Gosto de ter, sentir seu estilo
Ir no seu íntimo, nunca me faça mal
Linda, mais que demais, você é linda sim
Onda do mar do amor, que bateu
em mim
Você
é linda, e sabe viver, você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz ...

domingo, 1 de novembro de 2009

Ordinary People II



Mercedes Sosa Feat Charly Garcia – Desarma y Sangra


Fotos e música retirados de http://ignototransversal.blogspot.com/ (um blog a visitar …)