segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Royal Vasco da Gama" na China!

Um sítio onde eu gostava de ir era à China. As paisagens dos campos chineses encantam, mas as cidades, as grandes cidades, essas são apelantes por surpreendentes.

Quando há dias passava pela nossa ponte Vasco da Gama (grande herói que foi até ao Oriente várias vezes numas reles barcaças … e eu com os aviões ali à espera não tenho fôlego para a aventura!), constatei que estão a construir um novo edifício em frente à torre com o mesmo nome, no Parque das Nações. A torre, embora seja uma construção recente (se é que a Expo 98 se pode considerar um acontecimento recente! 98! Corrôre!) está desactivada há anos, tal como o restaurante do topo (o qual nunca teve o prazer da minha presença!). Está para nascer mais um hotel empoleirado no Tejo (Vasco da Gama Royal Hotel?! Royal não é marca de gelatina?), aproveitando a vista panorâmica que ali é, como hei-de escrever, fantástica, extraordinária, excepcional, enfim uma vista de encher o olho!


Por tudo isso, e porque hoje não tenho muito em que pensar, lembrei-me de uma obra a implantar em sítio similar da cidade de Xangai, que vai ser construída para a Feira Mundial de 2010, e que já é considerada como seu grande símbolo.

[ren-building+3.jpg]

Não sendo um daqueles edifícios gigantes que estão a nascer no Oriente, trata-se de uma construção muito grande. Um Hotel com 1.000 quartos, centro de conferências, áreas de lazer e eventos. As torres tem 50.000 m² e as áreas anexas 500.000m²!

O edifício está a ser construído nas margens do rio, mas eleva-se elegantemente das águas. O desenho foi baseado no ideograma chinês "ren" que significa "gente", daí o seu nome: "Ren-People Building". Trata-se de um projeto de um escritório dinamarquês: Bjark Ingels Group.

[ren+building+2.jpg]

Para poderem apreciar, deixo a referência ao vídeo que se segue, no qual é mostrado o projecto do edifício com um percurso aéreo onde a obra é mostrada em detalhe com todas as suas transparências.

Apreciem!

Qual Royal Vasco da Gama! Pobre Vasco!

1 comentário:

Anónimo disse...

*Olá! Irei começar por informar que não tenho nenhuma conta blogger de momento. Ficarei felicissíma em partilhar qualquer conversa ou qualquer mensagem que possa começar, guardando esta página no meu motor de busca.

«Não há palavras para descrever. É lindo!

O futuro hotel Vasco da Gama procura produzir a imagem de um grande navio no qual as pessoas irão sentir-se como se navegassem na pele dos primeiros lusitanos, em busca das deliciosas especiarias do Oriente e terras além-mar.

Muita gente ficará a saber que, de facto, nós tivemos uma forte influência sobre os Emiratos Árabes Unidos, e que este é o nosso elo perdido para com eles (contudo, terei que procurar mais informação).
Foi dominado por Vasco da Gama durante 150 anos, onde aí recebeu consílio do cartógrafo e navegador Ahmad Ibn Majid, na sua rota à Índia. *Informação adquirida a partir do website Wikipédia

Mesmo este séquito era um porto de cadeia e exportação para os diferentes povos/caravanas do Ocidente e Oriente na altura.
Os negócios e laços familiares sempre foram os seus principais talentos: os Árabes têm as suas origens a partir de um dos povos mais antigos da história, pioneiros na invenção de instrumentos de drenagem dos rios e campos, originários dos leitos perto do rio Tigre, Jordânia: Mesopotâmia. Considerado o absoluto “berço da Humanidade”, é mais velho ainda que o próprio império Egípcio.

Sendo as suas vidas sujeitas ao áspero clima desértico (o resto é por parte da natureza, uma encantadora coincidência), começaram com sorte por desenvolver as suas ligações com outros clãs, ou subfamílias, e iniciaram um plano de trocas e bens preciosos afáveis com mercante forasteiros que por lá chegassem, levando isto a que acabassem por sair do país para explorarem novas regiões de concorrência.
Este reino surgiu graças à instituição de um mercado de pérolas, buscando as qualidades doutros mercadores, fazendo nascer o “deslumbrante” país que conhecemos hoje. E pode-se dizer que têm muito orgulho nisso.
É melhor não “abusar”, está bem? Quantos quartos serão para partilhar?

^ ^

O edifício REN é uma bonita apologia à união entre as comunidades humanas, consigo mesmo e com o mundo através da satisfação dos prazeres (contudo, que espécie de deleites serão?).
Reflecte a amigável relação que eles têm por nós.
A nossa colónia de Macau foi a que mais tempo permaneceu firme; e embora os Ingleses consigam a sua velha colónia Hong Kong daqui a 99 anos; tenho a certeza que os Chineses não se irão esquecer de nos oferecer um glorioso atributo. Está-lhes na natureza. Apenas esperem para ver.»

“Royal” : Haha, não amigo(a). A torre é um condado “real”, é isso o que quer dizer. Repara nas formas da torre Vasco da Gama e o Burj Al Arab.
(Parece) que infelizmente, não é qualquer pessoa que iria dormir naqueles quartos. Nem no Sana (Lisboa), nem o REN..
Estou desejando que chegue o dia em que eu, vá a Lisboa, e veja a estrutura com os meus próprios olhos.
Dito e feito, pertencemos ao "povo das estrelas", não é? *aww*