terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Efeitos visuais IIIIIII


http://www.youtube.com/watch?v=6aJlX0AEWys&eurl=

Hoje trago-vos o vídeo “The Room Illusion”, que é uma ilusão óptica espantosa. Trata-se um extracto do documentário “Brain Story” (2000). Não tem truques digitais nem de pós-produção. É uma cena real rodada de uma forma … especial.

Como podem ver, o raio das miúdas parecem mudar de tamanho quando se movem na casa.

O que se passa? Bem … ao que parece a casa foi construída de uma forma peculiar. A sua perspectiva está tremendamente deformada, incluindo os móveis. O lado esquerdo é maior que o direito e encontra-se inclinado. Contudo, a câmara foi colocada num ângulo tal que a casa parece normal.

As moças é que incham!

Os nossos olhos vêem a cena e o cérebro interpreta que as miúdas estão numa casa normal. O nossos estúpidos miolos acham que todas as casas são geométricas – sendo as pareces rectas e quadrangulares.

O movimento das garotas confunde o nosso cérebro e por isso admitimos que elas mudam de tamanho. Está cá tão gravado na mioleira que as casas são todas iguais que a mente prefere acreditar que as miúdas mudam de tamanho.

Para quem trabalha em tribunais, este vídeo é uma boa demonstração do valor das declarações das testemunhas. Se tivesse que testemunhas sobre o filme eu iria garantir que as garotas dilatavam quando se aproximavam. E não estou estaria a mentir …

O que explica a narradora é precisamente que a nossa percepção do mundo exterior é muito limitada. É tão importante o que o cérebro espera ver como o que realmente vê. Este vídeo é um exemplo assombroso de como a nossa memória visual e a nossa imaginação pode influir em como percebemos o que temos perante nós.

Deve ser por isso que, nos julgamentos, vemos testemunhas que dizem coisas opostas, com uma certeza que nos permite concluir que nenhuma está a mentir … estão só a contar a sua verdade.

Mas isso é só às vezes … poucas vezes!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Podem ainda ver o seguinte vídeo ...
... mal gravado ... mas demonstrativo da mesma ilusão:

Sem comentários: