domingo, 9 de novembro de 2014

O Museu de Portimão ...

Eis uma casa onde é sempre um prazer ir e ficar …
Este fim de semana estive presente na inauguração de mais uma exposição de fotografia. Para os algarvios e para os turistas que nos visitam, recomendo que passem pelo Museu de Portimão e apreciem a arte do fotógrafo Virgílio Ferreira. A exposição, que também já é livro, foi designada 

"Ser e Devir".


Para um amante de fotografia é sempre especial ver novas formas de abordar temáticas difusas através de uma objectiva. Confesso alguma dificuldade em apreciar a estética de algumas imagens e em ver nelas o alegado tema fotografado. Mas garanto que a exposição contém imagens que vos vão surpreender.
Ouvir o autor explicar o que esteve na origem da sua criação e os conceitos que motivaram as suas opções estéticas, ajudou muito a compreender as imagens expostas e o sentido do conjunto fotográfico em exibição.


No folheto de apresentação da exposição, o autor explica:
Este projeto é sobre emigração, em particular de Portugal para o Norte da Europa.
Procurei representar ideias de identidade híbrida, explorando conceitos do “terceiro espaço”, do "Velho e do Novo”, a polaridade de viver entre culturas, idiomas, paisagens e fronteiras estrangeiras. O meu objetivo foi explorar fotograficamente estas interseções complexas, acentuando o que identifico como sentimentos e ideias de diferença ou estranheza, a memória, a identidade e mobilidade.

Não perceberam bem … então vão ver a exposição.


No mesmo local, podem ver outras exposições. Para além da mostra permanente do Museu e da exposição “O mediterrâneo aqui tão perto”, recomendo que apreciem a bela coleção de fotografias patente no átrio de entrada. 


São obras de arte a preto e branco da autoria de  Sebastião Pernes, com imagens surpreendentes do encontro do Atlântico com o promontório vicentino.



Imagens retiradas do Facebook do Museu de Portimão e da página de Virgílio Ferreira.


Não deixem de consultar também o site deste fantástico Museu.


__________________________________________________________________

Sem comentários: