domingo, 1 de dezembro de 2013

O fantasma e o Camões

Um dia destes perdi-me na contemplação das magníficas pinturas que forram as paredes da Sala dos Passos Perdidos no Palácio de S. Bento.
Quem por ali anda todos os dias já não liga ao facto de aquelas pinturas terem uma assinatura de Columbano e de cada tela representar figuras que tanto marcaram a Pátria, designadamente na política, na oratória, na administração pública e na literatura. 


Ainda assim, um dos simpáticos funcionários do Parlamento, vendo-me tão interessado nas pinturas e na arquitetura da sala, confidenciou-me que por ali pairavam dois segredos os quais me desafiava a descobrir:

Primeiro: Um fantasma que assombrava uma das pinturas.

A provocação implicou que olhasse para os 6 painéis pintados a óleo sobre tela por Columbano Bordalo Pinheiro com um especial pormenor. Um fantasma é um fantasma! Tinha que o descobrir!


Lá fui olhando para as 22 figuras da história portuguesa representadas por Columbano e, embora não tenha sido fácil, lá descobri um espectro que aparece disfarçado junto a Passos Manuel. 


Nota-se que Columbano pintou uma outra figura que depois camuflou, tendo restado uma sombra que ali paira como assombração. Quem terá sido a personagem que o Bordalo achou que não devia ficar perdido naqueles passos ... ou que devia ficar por ali, a vigiar, escondido com um suave véu de tinta?



Segundo: Uma imagem de Luís de Camões numa das colunas da sala.

Foi difícil de encontrar. A imagem não passa do resultado de um acaso da mãe natureza e da imaginação de um simpático funcionário parlamentar (sabe Deus quanto tempo ele já passou a olhar para o mármore róseo daquelas bonitas colunas até ali encontrar o desenho do busto de tão ilustre figura da nossa literatura!).

Aqui fica a imagem do marmóreo Camões dos Passos Perdidos e a revelação do local onde o mesmo se encontra gravado. 






Quando nada mais tiverem para fazer na vida, sempre podem procurar o Camões!
_____________________________________________________



3 comentários:

SC disse...

Ah, também já andas lá pelos passos (vade retro) perdidos? Entendi-te...

Ideiafix disse...

É verdade SC! A minha grande ambição é um dia chegar a deputado! Ou será a ministro?

Ideiafix disse...

E, perante um artigo deste calibre, sobre uma temática tão profunda, o único comentário que veio a essa cabeça, SC, foi analisar a minha ida aos passos perdidos? Então e o fantasma? E o Camões? E a perspicácia do investigador? E a arte fotográfica? Ein?