terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lhasa

Morreu Lhasa de Sela.
Esse malfadado cancro levou mais uma voz que não dá para esquecer.
Ainda há pouco tempo lastimei aqui a morte da “Negra” e eis que surge a notícia do falecimento de outra voz que, embora ainda muito jovem, se tornou mítica. Lhasa tinha apenas 37 anos!
Sendo uma cantora americana (nasceu em Big Indian, no estado de Nova Iorque em 1972), tinha ascendência mexicana e libanesa (o pai era um professor mexicano com origens índias e a mãe era uma fotógrafa americana com origem libanesa e judia). Era conhecida como a cantora nómada por causa das constantes viagens que fazia pelos Estados Unidos e pelo México.
A diversidade cultural das suas origens e do ambiente que sempre a rodeou reflectiu-se na sua música, numa mistura de sons latinos, ciganos e árabes com constantes incursões pela música mexicana, klemzer, rock e jazz. A verdadeira artista da world music!
Dona de uma voz rouca, poderosa e sofrida, Llasa deu nas vistas em 1997 com o seu disco La Llorona (cantado em espanhol). Em 2003 editou o disco The Living Road e em mais recentemente o CD “Lhasa”
Product Details Product Details
Lhasa actuou várias vezes em Portugal. Não a fui ver, já não a vou ver … Como já devem ter percebido, tenho muita pena … por essas e muitas outras apetece-me cada vez mais regressar à capital (ou emigrar para Nova York!)
Para recordarem comigo, deixo aqui um vídeo com uma música. Mas não deixem de apreciar e reapreciar as restantes (vejam por exemplo a série acústica disponível no youtube – aqui, aqui, aqui e por aí além!)
… e visitem aquele que era o seu sítio

Sem comentários: