Outra novidade do Google Earth é a possibilidade de se fazer uma visita à cidade de Roma.
Não vos parece novidade. Mas é! Refiro-me a uma visita à Roma do tempo dos Césares, à Roma no ano de 320 a.c.
Comecem por ver o seguinte vídeo:
http://earth.google.com/rome/
Vejamos então:
Iniciado o Google Eath (versão 5), expandam a “Galeria” (dentro de “Camadas”, na esquerda) e localizem o item “Roma Antiga em 3D” (ou “Ancient Rome 3D”).
Para os que têm o Google Earth em português, é possível que não encontram esta opção. Neste caso acedam ao menu “Ferramentas”, cliquem sobre “Opções” e no separador “Geral” alterem o idioma para “English” ou “português (Brasil)”. Depois encerrem o programa e reiniciem-no. Espera-se que em breve esta gafe seja ultrapassada!
Noutro idioma já devem encontrar a “Ancient Rome” ou a “Roma Antiga” dentro da “Galeria”.
Certifiquem-se que têm a opção “Construções em 3D” desligada e digitem em cima, no campo “Voar para”, a palavra “Roma” (sem aspas). Cliquem no ícone de pesquisa e o mapa irá encontrar a cidade de Roma.
Aproximem-se utilizando a roda do rato até visualizarem os pequenos edifícios de cor amarela.
Cliquem sobre qualquer um destes edifícios. Irá abrir-se uma janela com o título “Rome Reborn”. Deslizem esta janela até baixo onde encontrarão os links para recolha dos ficheiros necessários para ver a cidade de Roma antiga.
Agora façam clique sobre “Ancient Terrain”.
Após terminada a recolha dos terrenos antigos em substituição dos actuais, voltem a aproximar-se um pouco, cliquem se novo sobre um qualquer edifício amarelo.
Aguardem que todos os edifícios sejam recolhidos acompanhando o progresso na esquerda, dentro dos “lugares temporários”. Pode levar algum tempo … há que aguardar!
Depois de recolhidos todos os edifícios antigos, podem finalmente visitá-los, não só o exterior como o interior.
É mais uma viagem magnífica!
(Este post segue de perto o artigo publicado sobre o tema na revista “Guia da Internet” nº 108).
«««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Este passeio pelas ruas da Roma antiga, assenta num modelo virtual criado pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Descrito como o maior modelo virtual de uma cidade antiga até agora construído, o “Rome Reborn” mostra a cidade no seu auge, em 320 D.C., altura em que governava o imperador Constantino e viviam na cidade um milhão de habitantes.
Recomendo vivamente uma visita porque é surpreendente. O fórum, o coliseu, e uma enormidade de outras construções estão lá à espera…